Quem sou eu

Minha foto
Executivo de Tecnologia com especialização em serviços financeiros. IT Executive with specialization in financial services. http://br.linkedin.com/in/rodrigobragaafonso

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ethos... Você sabe do que se trata?


Que correria é a vida, muitos acontecimentos em paralelo e não consegui parar para escrever antes, mas confesso que adoro esta iniciativa e sinto falta de escrever e compartilhar as idéias e visões sobre assuntos que tratamos por aqui.

Hoje gostaria de expor algumas opiniões e compartilhar com vocês visões sobre “valores pessoais” e “ética”, aqueles valores que fazem a diferença e que são determinantes para fazer-nos sentir bem ou incomodados em um ambiente ou fazendo parte de um grupo.

Podemos dizer que o ser-humano é parte de experiências vividas e os valores são transmitidos através do processo dessas vivências, a família é a primeira etapa de vivência onde começamos a tomar contato com nossos valores, depois participamos de grupos no ambiente acadêmico, entre amigos, no trabalho, fazendo parte de times e assim por diante, e aqueles valores que começamos a assimilar no instante em que formamos nosso juízo de valor é que se tornam a base da pessoa que nos tornamos. E os valores são diferentes de pessoa para pessoa, embora seja difícil aceitar que algumas pessoas não compartilhem de valores vistos como essenciais tais como bondade, lealdade, educação, honestidade, respeito entre outros, encontramos no nosso dia a dia, pessoas que agem no caminho contrário daquele que acreditamos e quando temos que conviver com essas pessoas ou em ambientes que incentivem ou mesmo que não repreendem ações em falta de consonância a esse conjunto de atitudes, começamos a nos sentir mal e isso começa a influenciar em nossa vida, seja profissional ou pessoal, neste momento é que começamos a encontrar pessoas com nível de estresse elevado, ou desmotivado ou deprimido entre outros sintomas.

Eu tenho certeza que atender a todos os valores de todas as pessoas é impossível, mas há um conjunto básico de comportamentos e atitudes que devem ser privilegiado em um ambiente e na relação entre as pessoas que certamente nos auxiliará a acertar na maioria das vezes.

Concentrando-me aqui na esfera do ambiente profissional, e com base em minha experiência e vivência, posso dizer que tudo começa com uma palavra, às vezes muito pronunciada e ressaltada, mas poucas vezes analisada com maior profundidade. O assunto aqui é sobre ÉTICA, essa palavrinha tão pequena, mas que significa muito. Ética é uma palavra de origem grega (Ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento), que significa muito sobre o que se espera ou como somos vistos, o vídeo que acrescentei ao final deste post é uma palestra do Fábio Barbosa (hoje presidente do conselho de administração do Banco Santander), nesta palestra o Fábio de maneira muito lúcida, objetiva e focada apresenta algumas situações práticas sobre comportamento ético. Ele menciona em um momento que a definição de ética “é fazermos qualquer coisa que não tenhamos vergonha de conversar com nossos filhos na mesa de jantar”, portanto ética é algo muito simples de se conceituar, mas não tão simples de identificar sendo exercitado no dia a dia.

O comportamento ético é o fato de agir perante uma situação ou uma pessoa de maneira correta e imparcial, sendo muito claro o comportamento esperado e que esse comportamento derive em ações que não prejudique de forma intencional nenhuma pessoa ou organização.

Aí fica a pergunta, como é que podemos agir de maneira ética?

A meu ver agir de maneira ética no ambiente profissional é gerenciar um indicador que se chama “credibilidade” e literalmente tomar conta de alguns assuntos como:


Alinhar as expectativas – esse é o famoso “digo o que faço e faço o que digo”. Comportamento ético nasce no alinhamento das expectativas, seja claro, objetivo, sucinto, transparente e principalmente verdadeiro em suas ponderações e para aquilo em que assumir a responsabilidade, faça! A pior forma de ter a credibilidade reconhecida como ponto favorável, é começar a falar uma coisa e fazer outra.

Reciprocidade – nada mais é do que antes de tomar uma atitude, refletir como você se sentiria do outro lado, se você imaginar que poderia se sentir agredido ou desconfortável, é porque provavelmente não esta fazendo ou agindo da melhor forma, reflita, e tome a decisão como se estivesse do outro lado e fosse impactado pela decisão.

Alinhamento aos interesses coletivos – dentro de uma organização temos metas e objetivos corporativos e esses são prioritariamente a razão de estarmos executando nosso trabalho, não realize o seu trabalho pensando em seus interesses particulares dentro da empresa como sendo o seu objetivo primário, certamente você entregando os resultados esperados pela organização, também conseguirá atingir seus objetivos de crescimento e desenvolvimento.

Respeito – gritar, ofender ou ameaçar as pessoas certamente não é a forma como você atingirá os objetivos esperados. Hoje em dia temos ferramentas como feedback, mentoring e coaching que quando empregadas da forma correta, conseguimos sensibilizar as pessoas sobre o comportamento esperado.

Pense e aja de forma sustentável – hoje em dia agir de forma sustentável é muito mais do que a preocupação com o meio ambiente, é uma responsabilidade de todos nós para com o próximo, é a maneira que temos hoje em nossas mãos de garantir que teremos sim um planeta, mas principalmente uma sociedade melhor

Não espere o outro, faça você – é cômodo ficar esperando o outro fazer, ou o outro sair na frente, mas ética também é uma questão de atitude, de inovação, de busca incessante pelo mais e pelo melhor. É pensar de forma positiva, pró-ativa e otimista sobre como resolver um problema, é tomar decisões e efetuar ações independente da inércia de outras pessoas.

Não se corrompa – nunca em nenhuma hipótese se deixe corromper por comportamentos ou atitudes duvidosas, mesmo que tenha instruções claras de seu gestor ou a sugestão de um colega, mesmo que pareça tentador, temos a obrigação, profissional e pessoal, mas mais do que tudo moral, de agir de forma correta e honesta em qualquer indicação por mais sutil que seja de ultrapassar esse limite, deve ser o mais rápido possível trabalhada, todas as empresas atualmente, tem políticas claras de como reportar uma situação que transcende os limites éticos tolerados.



Certamente há muito mais a se cobrir com relação à ética e valores pessoais, mas o importante é chamar a atenção para a questão da atitude, de ser o agente de mudança, de ser a referência e ter relevância.

Voltando ao vídeo do Fábio Barbosa gostaria de, antes de encerrar, ressaltar algumas citações que devemos deixar “vivas” em nossas mentes:

"Não tem mais ON e OFF hoje em dia. Você está ON o tempo todo".

"Como as pessoas são intolerantes com pessoas que não pensam como ela. E como são inteligentes as pessoas que pensam como a gente”

"Ética é fazer qualquer coisa que você não sinta vergonha de contar na mesa de jantar para seus filhos"

"O Brasil só será o que dele nós fizermos"

"Nós temos que ser a mudança que queremos ver no mundo”

Eu pessoalmente gosto muito dessa...

"Suas atitudes falam tão alto que mal posso ouvi-lo"

Termino reforçando que cada dia que saímos de nossa casa, saímos com um “saquinho” de credibilidade no bolso, e cada ação (ou omissão) nossa é uma pedrinha a mais ou a menos de dentro do saquinho. Cabe somente a nós gerenciarmos nossas atitudes e comportamentos para que possamos somar mais e mais “pedrinhas” e no final fique transparente para todos o quanto somos uma referência quando se trata em atitude ética e valores pessoais.

 Sugiro assistirem esse vídeo onde Fabio Barbosa fala sobre ética e valores pessoais, certamente são os 7 ou 8 minutos que valem muito a pena investirmos.


Agora sairei de férias (ninguém é de ferro!) e na seqüência dedicar-me-ei a algumas mudanças que estão acontecendo e em breve terei novidades importantes a compartilhar com todos.

Até a próxima pessoal,

Abraços,

Rodrigo Braga Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário