Quem sou eu

Minha foto
Executivo de Tecnologia com especialização em serviços financeiros. IT Executive with specialization in financial services. http://br.linkedin.com/in/rodrigobragaafonso

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conhecimento, a chave da diferenciação!



Já faz tempo que não escrevo e isso foi fruto de diversos fatores. O importante é que estamos retornando com a idéia de poder contribuir com um ponto de vista mais ampliado sobre os diversos temas que nos deparamos ao longo de nossas jornadas, principalmente na esfera profissional.

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre conhecimento, quanto devemos investir para termos o conhecimento necessário para desenvolver nossas atividades? Quando é a hora de investir mais tempo e esforço? Como eu sei se estou preparado para o próximo nível de carreira?

São tantas as perguntas, e claramente as respostas não são triviais e mais do que isso “não estão prontas”, é óbvio que cada situação, cada pessoa demanda um nível de avaliação e interpretação particular, entretanto também faz sentido chamar a atenção para a analise de algumas dimensões.

A primeira dúvida é se deve-se ampliar o conhecimento em alguns e poucos temas, a chamada especialização, ou deve-se investir mais tempo em se manter mais atualizado e com um conhecimento mais ampliado. Tipicamente nesses casos, vale avaliar o cenário econômico, pois quando a economia esta mais restrita e o mercado mais seletivo, a tendência é que os profissionais com conhecimento mais ampliado possam ter uma empregabilidade e uma valorização um pouco maior, pois menos pessoas podem cobrir mais áreas de trabalho. E quando a economia esta pujante ou quando a demanda por infraestrutura, trabalho de base e projetos de transformação é mais forte, o nível de especialização é muito valorizado, pois o aprofundamento técnico em projetos de maior complexidade e duração irão demandar este tipo de conhecimento especializado.

E quanto aos gestores? O que se espera deles? Aqui vale a máxima da avaliação como um rio, se for estreito e profundo, o gestor pode “morrer afogado”, pois pode faltar base para uma análise mais ampliada, agora se for mais largo e raso, faltará volume para permitir a “navegação”, ou seja, ele não conseguirá acrescentar valor a uma discussão orientada aos objetivos do trabalho. Tradicionalmente se espera que um gestor tenha um conhecimento mais abrangente, quanto mais alto o nível, mais se espera que ele conheça diferentes dimensões que possam contribuir em uma análise mais ampla de um problema ou uma oportunidade. Um gestor precisa conseguir analisar um contrato, gerir as pessoas, se comunicar efetivamente com o cliente, fazer uma análise financeira, mas também é esperado que ele consiga explicar com conhecimento suficiente aquilo que sua empresa, seu time e seu projeto estão desenvolvendo.

Pessoalmente, eu acredito que podemos conciliar nosso tempo tentando agregar conhecimento às duas dimensões, devemos ter algumas âncoras de carreira, que devem nos consolidar como especialistas técnicos e funcionais, por exemplo podemos conhecer SOA, Cloud ou Mobile na dimensão técnica, podemos ser especialistas em tecnologia Java, Middleware ou um banco de dados como o Oracle, ou podemos ter uma especialização funcional alinhada a indústria, exemplo Ativos, Passivos, Investimentos, Mercado de Capitais para Bancos ou Telecomunicações, Varejo e Governo em outras industrias.

O certo é que se não dedicarmos o tempo necessário para leitura, cursos de aperfeiçoamento, workshops, livros digitais ou áudio livros, uma pós-graduação ou MBA, fatalmente ficaremos obsoletos e nosso valor de mercado tende a diminuir, vivemos em um mercado competitivo e para nos mantermos diferenciados e atualizados, precisamos estar “na ativa”.

Por fim, vale a dica de cercar-se de referencias, pessoas que possam contribuir ajudando-o a encontrar maneiras de se diferenciar e aumentar o seu conhecimento.

Eu sempre saio de casa com o objetivo de aprender algo novo, todos os dias, e o balanço que eu faço é o que aprendi de novo hoje!

Até a próxima,

Rodrigo.

Um comentário:

  1. Dica de cursos onlines para quem não puder estar investindo no momento:

    http://www.valor.com.br/carreira/1180234/cursos-line-gratis-sao-oportunidade-para-investir-na-carreira?utm_source=newsletter_tarde&utm_medium=26042012&utm_term=cursos+line+gratis+sao+oportunidade+para+investir+na+carreira&utm_campaign=informativo&NewsNid=2632924

    ResponderExcluir